Agenciamento & Publicação

Primeiros passos:

Avaliação Literária:

Trata-se da leitura completa da obra por pelo menos 03 (três) leitores-padrão, que julgarão os originais do ponto de vista literário, ou seja, se a obra poderá ser atraente ao público, se está tecnicamente correta, se está estruturada da maneira certa e se a ideia que iniciou todo o trabalho é efetivamente válida e boa. Esta etapa também inclui as análises do conflito-base, de seu desenvolvimento e solução.

AVALIAR A OBRA OFERECIDA PARA AGENCIAMENTO

Esta avaliação, que é feita através da leitura da obra, visa detectar:

a.   O gênero da obra (se é prosa, poesia, contos, ensaio, romance, qual tipo de romance, se policial, de aventura, de amor, etc.)
b.   Se a obra possui qualidade técnica e literária que a habilitem a ser apresentada para editoras convencionais
c.   Se a ideia da obra é boa, independentemente da qualidade literária da mesma (pois esta pode ser arrumada)
d.   Se há possibilidade de comercialização da obra (o que quer dizer, se a obra tem potencial para despertar o interesse de algum editor).

e. Desconto para assessoria de Marketing para os autores agenciados. A partir do momento que fechar contrato conosco, você será nosso autor agenciado, e terá desconto em todos nossos demais serviços. De 220,00 reais mensais, o pacote econômico de marketing da obra, será por 150,00. Não é obrigatório, é só mais uma opção para garantir a divulgação contínua de sua obra junto aos leitores, ou de obras vindouras.

PRODUZIR UMA APRESENTAÇÃO ADEQUADA DO ORIGINAL


Da mesma maneira que um executivo tem de se “produzir” ao comparecer a uma entrevista de emprego, um original tem de estar bem “produzido” quando for apresentado para o editor.

Isso significa que o original (a obra, enfim) tem de ser apresentada de forma esteticamente correta, além de estar absolutamente de acordo com as exigências de apresentação para aquele determinado editor (espaçamento, tamanho da fonte, dimensões do papel, etc.). Também é preciso que o original esteja devidamente “preparado”, ou seja, com os capítulos e subcapítulos corretamente estabelecidos, identificados e marcados, com o texto bem escrito e com uma narrativa que tenha o potencial de atrair o interesse do editor.

Nesta fase, como foi mencionado acima, faz-se:

1.   Leitura crítica da obra – É a leitura criteriosa do texto visando detectar e identificar problemas de redação, possibilidades de erros de interpretação quanto ao que o autor quis dizer, problemas estruturais, repetições, viabilidade e possibilidade de alterações no percurso dramático do texto que melhorem a sua compreensão e, por fim, a opinião do leitor crítico quanto à possibilidade de sucesso da obra. O resultado da leitura crítica é fornecido ao autor, por escrito, através de um parecer.

2.   Discussão da leitura crítica com o autor e oficina de para alterações e desenvolvimento textual – O autor é o dono do texto, seu criador e quem tem a última palavra sobre quaisquer alterações que possam vir a ser feitas. Exatamente por isso, após ter sido realizada a leitura crítica e emitido um parecer a respeito da obra, o agente literário discutirá com o autor todos os itens desse parecer e procurará estabelecer os critérios para as  modificações necessárias.

3.   Fazer as revisões ortográfica, gramatical e estilística da obra – Esta é uma etapa óbvia. Ninguém está livre de cometer erros de digitação, de acentuação, de dígrafos... E ninguém deixa de errar uma concordância, uma pontuação. A revisão estilística é aquela que, depois de efetuadas as revisões ortográfica e gramatical é feita visando a melhor clareza do texto e a perfeita adequação às normas editoriais, como questões de padronização e de tipologia.

4.   Fazer copidesque, quando necessário – Preferimos chamar de “ ”. Não é mais do que modificações que visam facilitar a leitura, tornar a obra mais atraente, às vezes mais coerente, eliminar repetições, etc., sem que isso modifique a essência do texto e da obra como um todo. A “ ” sempre é feita com o conhecimento e a autorização do autor.

5.   Fazer a preparação do texto – Não é nada mais do que uma revisão detalhada, feita por um especialista, visando a verificação de eventuais falhas que tenham “passado”, inconsistências, dados errôneos, repetições, etc. Também é função do preparador conferir a normatização de eventuais referências, verificar títulos e subtítulos, verificar a linguagem que foi utilizada, a coerência e correção ortográfica e gramatical da obra como um todo. O preparador é quem faz a perfeita adequação do texto às normas editoriais.

PUBLICAÇÃO

Com o livro contratado pela assessoria, já será considerado aprovado pela editora, mas precisamos do tempo de preparação da obra, e este demorará o quanto de tempo o autor levará para desenvolver os ajustes as oficinas. Assim que o autor fechar o agenciamento, formularemos nosso contrato com as garantias de publicação, e este será agregado ao da editora, quando entregarmos o livro para edição e publicação.

.Passo a passo do agenciamento:

- negociação dos valores

- contratação do agenciamento & pré-publicação

- Envio do livro para a preparação e projeto 

- Oficinas para alterações

- Revisões

- Aprovação das revisões pelo o autor

- Pedido de ISBN e ficha catalográfica

- Capa

- Provas da Capa

- Diagramação

- Aprovação do projeto gráfico

- Divulgação do pré-venda no período de 30 dias - após este período, se o autor desejar divulgação pela assessoria, deverá contratar o serviço de marketing com desconto que é à parte.

- Solicitação dos exemplares à gráfica

- Colocação no pré-venda & publicação

- Após pré-venda, colocação nas plataformas digitais.

- 2ª edição após um ano de contrato.

Informações AQUI